sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Salmo 137(136) na música


No campo musical é peça de referência a ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi  Nabuccodonosor, mais conhecida como Nabuco; Estreia no La Scala a 9 de Março de 1842, e é considerada como a ópera de maior sucesso na história deste teatro, fazendo de Verdi um dos mais conceituados compositores italianos.
Com  libreto de Temistocle Solera, baseia-­se no Antigo Testamento e na obra Nabuccodonosor de Francis Cornue e Anicète Bourgeois. 
A ação desenrola-se durante o reinado de Nabuccodonosor II Rei da Babilónia que subiu ao poder 605 anos antes de Cristo, e que foi o responsável pela reconstrução da cidade considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo. Cerca de 20 anos depois de ter sido coroado Nabuccodonosor parte à conquista das terras de Judá destruindo o Templo de Salomão e fazendo numerosos prisioneiros que leva consigo para a Babilónia na condição de escravos.

É na terceira parte da ópera denominada A Profecia que podemos escutar uma das árias mais bonitas e que nos situa no Salmo 137 Va, pensiero, sull'ali dorate (coro dos Escravos Hebreus) cantada pelos hebreus enquanto descansam do trabalho escravo, diante das margens do Eufrates relembrando a pátria perdida.
Esta ária tornou-se uma música símbolo do nacionalismo italiano da época.

Va, pensiero, sull'ali dorate (tradução)

Vai, pensamento, sobre as asas douradas
Vai, e pousa sobre as encostas e as colinas
Onde os ares são tépidos e macios
Com a doce fragrância do solo natal!
Saúda as margens do Jordão
E as torres abatidas do Sião.
Oh, minha pátria tão bela e perdida!
Oh, lembrança tão cara e fatal!
Harpa dourada de desígnios fatídicos,
Porque choras a ausência da terra querida?
Reacende a memória no nosso peito,
Fala-nos do tempo que passou!
Lembra-nos o destino de Jerusalém
Traz-nos  um ar de lamentação triste,
Ou  que o Senhor te inspire harmonias
Que nos infundam a força para suportar o sofrimento.



1 comentário:

  1. Gostei imenso do concerto coral, sinfónico e de orgão "Ressurreição" de Mahler fpi um espetáculo sonoro e visual impressionante. Pedro Lagido

    ResponderEliminar