sexta-feira, 12 de abril de 2013

Salmo para o Século XXI ( a partir da reflexão sobre o Salmo 137)


                     16

Dói-me esta riqueza pobre,
esta riqueza podre de tão poucos,
feita da pobreza de mil e um irmãos
sem tecto e sem pão.
Dói-me esta riqueza tão cheia de nadas,
que se agarra às coisas e nelas se esgota, insignificante.
E pedes-me que cante?…


                    17

Dói-me o grito abafado do irmão
que é perseguido pela sua cor,
pela sua etnia ou religião
e tem de viver escondido,
em aflição constante…
E pedes-me que cante?!


                                                      18
                                   Dói-me o fanatismo efervescente
                                   que aliena e esmaga tanta gente!
                                   O fanatismo que é cego e não quer ver,
                                   que se impõe e a todo o custo quer vencer
                                   sempre irracional, intolerante
                                   E pedes-me que cante?
  
                                                         19

Dói-me, Senhor, a cruz que carregaste sendo minha
e dos meus irmãos – de ontem e de hoje.
Dói-me essa cruz enorme que abraçaste
para nos dares a Vida, a Eternidade!
Dói-me essa cruz gigante…
E Tu, Senhor, Tu pedes-me que cante!
  
                      20

Nas margens deste rio poluído
contemplo em silêncio a minha alma e a cidade,
esta Babilónia à beira-caos, agonizante…
e tenho de chorar, de fazer ecoar o meu lamento!

Senhor, se queres que eu cante,
deixa que eu faça deste pranto
a harpa do meu canto.

Chegue até Ti, meu Deus,
a melodia que não sei compor
e aceita-a como gesto de louvor.
Aceita-a, Senhor!



                                                            Maria Teresa Maia Gonzalez







Sem comentários:

Enviar um comentário